page view facebook Berthas - Soluções transformadoras para sua empresa
Logo visual do site Berthas

Um livro que vai além da Logística...

Data: 14/03/2019

Imagem sobre o Blog - Berthas

PREFÁCIO DA PRIMEIRA EDIÇÃO

O poder do consumidor sobre as empresas nunca foi tão intenso como nos tempos atuais. Mesmo quem não atua em contato direto com o elo final de uma cadeia produtiva já se deparou com essa verdade. Qualquer melhoria de qualidade ou no tempo de entrega de um componente, redução da carga tributária ou da rotação de uma determinada mercadoria no ponto-de-venda tem por objetivo a competitividade, visando à satisfação do cliente.

As cadeias de abastecimento tornaram-se vitais para qualquer segmento da atividade econômica, dado que a sua maior ou menor eficiência pode ter poder decisivo sobre a opção do consumidor. A compra não é mais decidida apenas pela tradição, pela fidelidade ou pela comodidade do cliente e sim por um conjunto muito mais amplo de atributos que incluem, dentre outras coisas, qualidade, preço, agilidade na entrega, acessibilidade e, acima de tudo, credibilidade.

No entanto, e apesar de todos os problemas enfrentados por nossas empresas com o chamado custo Brasil, não tínhamos, até o momento, um trabalho produzido em língua portuguesa, e da ótica local, que fosse capaz de abranger toda a conceituação, metodologia e evolução das cadeias de suprimentos em nosso país, com casos desenvolvidos em diferentes setores de atividade.

Este trabalho reúne não apenas as referências que costumamos buscar nos livros, nas revistas de economia ou nos sites na internet sobre essa ferramenta que se tornou conhecida como supply chain, mas abrange, também, experiências bem-sucedidas em diversas empresas. Dessa forma, o livro ajuda a atender a nossa necessidade de sair de dentro dos limites da própria atividade. As empresas precisam enxergar o mercado e o cenário que as envolvem em toda a sua amplitude, e com todas as variáveis que interferem no seu negócio, que acabam por proporcionar mais valor aos seus clientes.

Para satisfazer e se antecipar aos desejos do consumidor – sugere Paulo Bertaglia –, é preciso inovar; conectar os diferentes elos que permeiam o seu negócio à internet, dispor de soluções que trafeguem em plataformas abertas e com um custo de propriedade cada vez menor, contar com uma infra-estrutura de TI sempre disponível e facilitar cada vez mais o acesso de parceiros e clientes à tecnologia, em função das mudanças que ela pode agregar à vida das pessoas.

Esta obra representa uma importante contribuição para o mundo corporativo e acadêmico, para os profissionais que administram e fazem negócios e, sobretudo, para o Brasil, que precisa vencer alguns desafios diretamente relacionados à competitividade das empresas – política fiscal, renda e política industrial – para integrar-se cada vez mais à economia mundial.

Carlos Ribeiro

Amigo e Ex-Presidente e Diretor-geral da Hewlett-Packard do Brasil

 

Logo do site Berthas
Acessar Youtube - Paulo Bertaglia    Acessar Facebook - Paulo Bertaglia    Acessar Linkedin - Paulo Bertaglia    Acessar Slide Share - Paulo Bertaglia